quinta-feira, 26 de junho de 2008

Algumas respostas

O Wikipédia é uma enciclopédia livre, gratuita, que é construida por milhares de colaboradores em todo mundo. É baseada no conceito de WIKI( do havaiano wiki-wiki significando "rápido", "veloz", célebre"), que significa pode além de pesquisar editar o conteúdo de quase todos os artigos nela contidos. A Wikipédia foi inicializada em 15 de janeiro de 2001, na língua inglesa, mas com o passar dos anos foi se tornando muito popular, criando-se cerca de 5 milhões de artigos em vários idiomas.

Alguns artigos não podem ser editados(modificados), pois há restrições quanto a isso, nesse caso geralmente os administradores é que podem modificá-los. São exemplos de páginas que são protegidas: a página principal e páginas com direitos autorais.As páginas podem ser protegidas por prazo indeterminado ou por um tempo determinado. Quanto as imagens do tipo Wiki.png também são protegidas.
Os internautas podem dar sua opinião na modificação de um determinado artigo através do link de discussão que aparece acima do artigo. Lá encontramos várias opiniões, tanto quanto a questão de erros gramaticais quanto a erros de cárater cronológico, de definição etc.No link história encontraremos todo o histórico de edições do artigo, inclusive com as determinadas de modificações. A Wikipédia encoraja o internauta para que edite artigos, seja audaz, cada um pode ser um potencial colaborador do artigo.Cada artigo é redigido de forma colaborativa, assim vários autores podem trabalhar num mesmo artigo. A maioria das pessoas que contribuem com os artigos é anônima e alguns usam pseudônimos.
Ao acessar um artigo em português, você encontra na barra a esquerda da página uma lista com inúmeros idiomas, basta clicar no idioma desejado que mostrará esse artigo.
Para fazer a sua pesquisa você pode proceder de várias maneiras: por assunto, por palavras chave, frases ou termos, outra forma pelo chamado método alternativo, onde você pode procurar por índice alfabético de artigos.
Nos textos explicativos vamos encontrar algumas palavras em azul, são hiperlinks, ou seja, clicando sobre essas palavras você vai ter o significado da mesma.
O Wikipédia tem muito mais você pode navegar em portais que falam sobre animais, arte e entrendimento, desporto, esporte e jogos, história, religião e filosofia, ciências, sociedade e pessoas, tecnologia, ou seja qualquer assunto desejado.
A manutenção do conteúdo é feita pelo Estaleiro que é o centro de manutenção . A maior parte das ferramentas presentes no Estaleiro é baseada em marcadores colocados nas páginas. Esses marcadores são predefinições especiais que indicam algum tipo de página problemática que precise de algum tratamento. O Estaleiro está dividido em seções, que constituem as frentes de trabalho na manutenção da Wikipédia.

Para acesar a Wikipédia basta digitar www.wikipedia.com

Nenhum comentário: